
Nova NR-1 entra em vigor: foco em saúde mental exige atenção do RH

Atualização da norma reforça importância do bem-estar no ambiente de trabalho e desafia empresas a repensarem práticas internas
A nova NR-1 entrou em vigor a partir de maio de 2025, em todo o território nacional. A norma estabelece diretrizes relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho e, a partir de agora, passa a dar maior atenção à saúde mental dos trabalhadores.
Nas últimas semanas, o governo federal chegou a discutir a possibilidade de adiar a atualização por um ano. No entanto, o Ministério do Trabalho optou por publicar a mudança imediatamente, ainda que as empresas tenham até 2026 para se adequar às exigências.
Após esse prazo, as companhias estarão sujeitas a multas caso não estejam em conformidade com as novas regras. Por isso, a atualização é um tema essencial para o setor de Recursos Humanos (RH), responsável pela gestão de pessoas nas organizações.
O que é a NR-1 no ambiente de trabalho?
A Norma Regulamentadora nº 1 existe desde 1978 e define orientações sobre segurança e saúde no trabalho para diferentes segmentos. Seu objetivo principal é assegurar o bem-estar dos colaboradores no dia a dia da empresa.
Para isso, a norma estabelece uma série de medidas, como avaliações de riscos, treinamentos e exigências documentais.
Um dos pontos centrais é o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), obrigatório para empresas que contratam sob o regime da CLT. A medida visa identificar, avaliar e controlar riscos presentes nas atividades laborais.
Saúde mental ganha protagonismo na nova norma
A principal novidade da nova NR-1 está na inclusão dos riscos psicossociais entre os fatores que devem ser avaliados. Com isso, aspectos ligados à saúde mental entram oficialmente na pauta das organizações.
Entre os pontos que deverão ser considerados estão: excesso de carga de trabalho, assédio moral e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, a inclusão dessas exigências será integrada às práticas de segurança já previstas anteriormente.
Segundo o Ministério do Trabalho, um manual detalhado será publicado em até 90 dias para orientar as empresas sobre as adequações necessárias.
Até maio do próximo ano, a norma terá caráter apenas orientativo, permitindo que as empresas se adaptem às mudanças. Após esse período, a fiscalização poderá aplicar multas em casos de descumprimento.
Medida busca promover mais qualidade de vida
Em um cenário em que os afastamentos por questões de saúde mental aumentaram 68%, segundo o Ministério da Previdência Social, a atualização das normas regulamentadoras de segurança no trabalho é vista como um passo importante para promover mais qualidade de vida para os funcionários.
Atualmente, o cenário profissional no Brasil vem passando por transformações. Cada vez mais, os trabalhadores buscam condições mais favoráveis e flexibilidade na hora de escolher uma vaga.
Esse movimento tem contribuído para o aumento da rotatividade nas companhias. De acordo com o relatório “Panorama de RH”, da Sólides, cerca de 40% dos colaboradores no país demonstram alta tendência a mudar de empresa.
Do ponto de vista de quem procura uma oportunidade alinhada às próprias expectativas, é fundamental se manter atualizado sobre o setor de interesse e ter objetivos profissionais bem definidos. Essas são estratégias importantes para quem busca entender como conseguir um emprego.
Nesse contexto, a nova NR-1 representa um avanço ao incentivar ambientes de trabalho mais saudáveis e atentos ao bem-estar mental dos profissionais, o que tende a favorecer tanto empresas quanto trabalhadores no futuro.
Espero que o conteúdo sobre Nova NR-1 entra em vigor: foco em saúde mental exige atenção do RH tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog
Conteúdo exclusivo